Backup na nuvem: entenda o conceito e importância - Simples Solução

Backup na nuvem: entenda o conceito e importância

papel empresa ti artigo
O papel da empresa de T.I. para o seu negócio
28 de Novembro, 2017

Backup na nuvem: entenda o conceito e importância

backup-nuvem-artigo

 

O computador pessoal guarda fotos memoráveis, trabalhos, documentos oficiais, contratos etc. Em uma empresa, a infraestrutura em TI armazena dados internos e externos, abrangendo relatórios, informações de clientes, política de privacidade, arquivos restritos e uma série de informações fundamentais para a instituição.

Perder essas informações, independentemente do tipo, é um misto de frustração e problemáticas, causando desde atrasos em estratégias, vendas e entregas até possíveis paralisações para tentar recuperar a base de dados.

Como forma de prevenir desastres, o backup na nuvem (cloud computing) é uma opção cada vez mais aderida, acompanhando o crescimento constante do Big Data e garantindo segurança da informação; uma mescla entre proteção e praticidade.

Para saber um pouco mais sobre o backup na nuvem, separamos este post explicativo sobre a tecnologia, seus benefícios e formas de uso. Confira e prepare sua empresa!

O que é o armazenamento em nuvem?

Até alguns anos atrás era muito comum a tecnologia on premise para armazenamento de dados. Ou seja, a instalação de mídias e dispositivos físicos para manter as informações internas e externas armazenadas, com acesso apenas por equipamentos previamente autorizados e programados.

Atualmente, o cloud computing passou a ser uma alternativa de servidor para trabalhos e oferecimentos digitais, diferenciando-se com características como:

  • Sistema ligado à internet de acesso remoto;
  • Serviço sem necessidade de instalação específica;
  • Ideal para armazenamento e compartilhamento de dados;
  • Boa opção para otimizar a estrutura em TI sem grandes gastos;
  • Com acesso por vários equipamentos (a partir da autorização dos usuários) para trabalhar em informações compartilhadas;
  • Segurança garantida por meio de seu desenvolvimento criptografado e protegido.

Com o ambiente online como base de funcionamento, o serviço de armazenamento na nuvem tornou-se uma alternativa para prevenção contra a perda de dados, incluindo falhas de mídias físicas.

Computing Cloud - Backuk na nuvem

Para isso, o backup pode ser realizado de acordo com a programação do usuário, que opta pela forma manual ou automática, abrangendo todos os períodos ativos da empresa.

Independentemente do método de armazenamento, a base do backup na nuvem é o direcionamento para ambiente digital, salvando as informações em serviços de hospedagem sem depender de instalações, mídias físicas, equipamentos ou estruturação prévia da TI

Como aproveitar o cloud computing?

A tecnologia ganha aderência com o passar dos anos, já presente em grandes empresas que usam o cloud computing, como a Netflix em seu sistema de streaming, a Uber com base de seus serviços em nuvem e o próprio Google, que além de usar o ambiente em nuvem, oferece serviços como o Google Cloud Platform.

Para essa variação, vale lembrar que existem 3 formas de ambiente em cloud:

Nuvem pública: os serviços são oferecidos a partir do ambiente totalmente virtualizado e já disponível, muito boa para empresas que pretendem expandir sua infraestrutura e usar Software as a Service (SaaS) sem grandes gastos.

Nuvem privada: a nuvem privada é um ambiente exclusivo da empresa, um data center virtual particular, muito útil para compor servidores entre filiais, por exemplo. Seu acesso ainda é focado no armazenamento, flexibilidade, segurança e características iguais à nuvem pública, porém, com acesso exclusivo.

Nuvem híbrida: mescla a nuvem privada e pública, oferecendo a possibilidade de alterar entre as duas formas de serviço a partir das necessidades da empresa.

Todas as formas permitem um backup na nuvem de acordo com as necessidades da instituição, a diferença é o uso de serviços de armazenamento públicos como OneDrive, Dropbox, iCloud ou ambiente particular elaborado em nuvem híbrida e privada.

Quais os benefícios do backup na nuvem?

Independentemente do tipo de nuvem, o backup em cloud elimina riscos comuns e gera vantagens, como:

Segurança

Reduz a possibilidade de perda de arquivos por falhas na TI, desgaste da mídia física ou erros humanos. Criptografia e certificados de segurança que impedem invasões de hackers na TI da empresa para obter informações ou excluir dados.

Assim, todas as informações armazenadas são protegidas e, ainda, podem ser acessadas por pessoas autorizadas, facilitando:

  • Análise de dados e mensuração;
  • Estratégias de contato com o cliente;
  • Elaboração de arquivos que são salvos automaticamente.

Trabalho remoto e portabilidade

Uso em equipamentos fixos ou portáteis, como computadores de mesa, smartphones e tablets. Os arquivos podem ser compartilhados e salvos independentemente do tipo de acesso, considerando que a criptografia é a mesma para todos os dispositivos.

Custo-benefício

Backup em nuvem

Sem necessidade de investir em uma infraestrutura de TI física para expansão do ambiente digital, adequação de serviços e atividades que precisam de uma capacidade maior no hardware, o cloud computing reduz custo de investimento, tempo perdido com manutenção, instalação e trabalho para o ambiente físico de TI

O backup na nuvem pode ser realizado pela própria equipe ou por empresas que desenvolvem o trabalho periodicamente, porém, com custo muito menor do que optar pela expansão física para o armazenamento de dados.

Assim, ao invés de investir em equipamentos que já estão entrando em desuso, integrar o cloud computing na empresa e trabalhar com o backup na nuvem é o início de uma estratégia aprimorada tanto para a TI quanto nas próprias atividades da instituição, além de acompanhar o desenvolvimento da tecnologia e expansão do mundo digital.

Gostou das informações sobre o cloud computing e backup na nuvem? Comente suas impressões e conte para nós qual a sua relação atual com o cloud!

Conheça mais sobre os serviço de Backup na Nuvem da Simples Solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *