Sistemas contabeis: Uma visão geral - Simples Solução

Sistemas contabeis: Uma visão geral

problemas ti contabilidade artigo
Problemas de TI em contabilidade?
6 de Abril, 2018
manutecao preventiva artigo
Porque fazer Manutenção Preventiva?
11 de Maio, 2018

Sistemas contabeis: Uma visão geral

contabeis artigo

Sistemas de Informação Contábil: uma visão geral

Um Sistema de Informação Contábil é um recurso de TI utilizado no âmbito das organizações empresariais – objetivando conseguir realizar de forma mais eficaz os processos de recolhimento, manipulação e/ou disseminação de dados ou informação. Baseia-se na combinação de componentes lógicos e físicos, softwares e hardwares, respectivamente.

Algumas atividades passíveis de otimização caso sejam realizadas com o auxílio de um Sistema de Informação Contábil

  • Controle do fluxo de caixa, elaboração de planilhas de empréstimos e cálculos de juros.
  • Acompanhamento de contas do Ativo permanente (conjunto de bens, valores, direitos e créditos, cuja avaliação é feita com base em seus custos, formando, assim, o patrimônio inerente a um indivíduo ou grupo de pessoas num determinado momento).
  • Cálculo da depreciação ou valorização de imóveis, ações, etc.
  • Planejamento das ações que dizem respeito à tomada de decisões relativas ao gerenciamento de custos e despesas.
  • Tomada de decisões administrativas.

Por que utilizar um Sistema de Informação Contábil?

As adversidades são um traço marcante do dia a dia do profissional contábil brasileiro. Este tem que estar preparado para lidar com mudanças constantes de legislação, além de longas jornadas de trabalho (a média mundial de horas trabalhadas por profissionais da área contábil é 264 horas por ano, contudo, no Brasil, este número chega a 2600 horas).

Nesse contexto, muitas vezes caótico, surge a seguinte questão: como gerir de modo ágil e prático um escritório de contabilidade? À primeira vista, levando em consideração o grande número de variáveis existentes, responder tal pergunta pode parecer uma tarefa quase impossível. No entanto, após um pouco de reflexão, provavelmente, um aspecto comum à maioria das respostas será a ênfase dada à importância de utilizar um Sistema de Informação Contábil.

Urge ao contador a necessidade de armazenar um grande volume de informações por períodos extensos de tempo. Tendo isso em vista, manusear documentos ou procurá-los em arquivos físicos tende a ser algo demorado e trabalhoso. Além disso, há maior suscetibilidade a perda de informações importantes, o que pode ser evitado mediante utilização de um Sistema de Informação Contábil.

Principais fatores devem ser levando em consideração antes de escolher qual Sistema de Informação Contábil utilizar?

  • Características intrínsecas às necessidades internas vivenciadas no seio do ambiente empresarial. Há vários softwares destinados à gestão contábil disponíveis no mercado, que oferecem funcionalidades diferenciadas e podem ser gratuitos ou não. Logo, antes de adquirir um software pago, deve-se avaliar a relação custo/benefício, ou seja, analisar se o investimento feito nele condiz com o investimento necessário.
  • Simplicidade oferecida pelo Sistema de Informação Contábil durante seu uso. No limiar do século XXI, a informática faz parte da vida do sujeito contemporâneo desde seu nascimento, contudo, isso não significa que este será capaz de lidar adequadamente com recursos de TI. Ademais, softwares de utilização complexa, geralmente, fazem com que atendimentos simples ao cliente demandem mais tempo.

Conhecendo alguns dos Sistemas de Informação Contábil mais utilizados em escritórios e empresas de contabilidade

  • AlterdataAs principais vantagens oferecidas pelo Alterdata são a facilidade em manusear sua interface, atualizações frequentes do sistema e custo relativamente baixo. No geral, é de fácil implementação e quase nunca apresenta “bugs” (falhas no sistema). No site Reclame Aqui, 51,9% de quem registrou reclamações relativas aos serviços prestados pelo Alterdata voltaram a fazer negócio.
  • NasajonO Nasajon se destaca principalmente devido à qualidade do suporte que oferece, caracterizado pela excelência no atendimento – obtido, na maioria dos casos, em poucas horas. Todavia, para usufruir de tal vantagem é preciso estar disposta a arcar com altos preços. Outro ponto extremamente positivo reside na facilidade em implementar o Nasajon numa empresa ou escritório de contabilidade. No site Reclame Aqui, acerca do Nasajon, foram registradas apenas oito reclamações nos últimos doze meses, todas foram respondidas em média dentro de duas horas. Não constam dados acerca da porcentagem de clientes que voltaram a fazer negócio após terem suas reclamações ouvidas e/ou resolvidas.
  • Folhamatic Num comparativo com o Nasajon e o Alterdata, o software Folhamatic pode não ser tão vantajoso ao cliente, pois apresenta preços altos levando em consideração a relação custo/benefício e um desempenho em módulos contábeis, fiscais e de departamento pessoal inferior ao que pode ser visto nos Sistemas de Informação Contábil citados anteriormente.
  • Domínio O Domínio funciona de forma semelhante aos softwares já citados. Recomenda-se que a escolha de um Sistema de Informação Contábil seja feita com o auxílio de um contador. No site Reclame Aqui, 60% de quem registrou reclamações relativas aos serviços prestados pelo Domínio voltaram a fazer negócio.

 

Gostou das informações ? Acesse nosso site  Simples Solução e confira mais novidades exclusivas em serviço de TI para seu escritório!

Entre em contato conosco diretamente pelo WhatsApp e tire suas duvidas.

 

 

Compartilhe o artigo nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *