Redução de custo de TI como reduzir as despesas da empresa

Redução de custo em TI: Saiba se sua empresa está gastando mais do que precisa

TI deve ser bem estruturada em qualquer empresa, oferecendo desde suporte operacional até trabalho em meios estratégicos e colaborativos para atividades internas e externas é por isso que é importante a redução de custo em TI e em outros setores.

Porém, assim como em qualquer outro setor, a Tecnologia da Informação pode gerar gastos desnecessários quando mal administrada, comprometendo o lucro e atividades da instituição.

Para que isso não comprometa a empresa, é possível seguir algumas dicas para redução de custo em TI, possibilitando o redirecionamento de recursos em outros setores ou mesmo aumentando as chances de crescimento do negócio.

Para isso, confira alguns pontos que podem ajudar na hora de reduzir custos da TI, avalie seu negócio e melhore a empresa!

Analise gastos em processos

Analisar os processos da empresa ajuda a entender quais os principais pontos para redução de custos em TI e se isso é realmente necessário. É com essa atividade que haverá a comprovação dos gastos extras e a análise das possibilidades de melhoria e cortes.

Para isso, é recomendável levantar dados sobre o tipo e quantidade de gastos em procedimentos que envolvem o setor de tecnologia, como instalação, funcionamento e atualização de softwares, apoio em estratégias online, backup de dados ou mesmo manutenção de equipamentos.

Verifique os investimentos em TI

Além das atividades internas, vale a pena identificar a quantidade de investimento direcionada para as melhorias da TI, como:

  • Compra de equipamentos;
  • Expansão de servidores;
  • Contratação de serviço externo por falta de especialização da equipe;
  • Licença de softwares;
  • Atualização em equipamentos e demais especificidades para a área.

Esses investimentos pontuarão os principais gastos e qual a recorrência, indicando o que pode ser modificado para possibilidades mais vantajosas. Assim, a verificação de investimentos em TI deve abranger períodos diferentes, mostrando qual a média de gastos mensais e anuais.

Compare as possibilidades no mercado

Aprenda como evitar gastos desnecessários com TIComo a tecnologia cada vez mais em foco no mercado, inovações são constantemente consideradas e testadas, principalmente na área de TI

Comparar as atividades atuais com as possibilidades de aderir algum serviço inovador é bom tanto para redução de custo em TI quanto para acompanhar o mercado, as demandas e necessidades dos clientes.

Alguns exemplos disso são possibilidades em alta na área de T.I. e em empresas no geral, sejam pequenas, médias ou grandes. Para citar algumas inovações que podem ser aderidas para a redução de custo em TI há:

Cloud Computing

Uma opção para expansão de servidores sem necessidade de adquirir novos equipamentos. O Cloud computing serve como uma rede online que facilita:

  • Armazenamento de dados;
  • Desenvolvimento de atividades colaborativas;
  • Acesso por dispositivos diversos, como notebooks, smartphones e tablets;
  • Trabalho remoto em ambientes variados;
  • Acesso a informações a partir de autorização prévia;
  • Backup ágil sempre que necessário.

Como a inovação abrange muitas possibilidades e, ainda, pode ser adaptada de acordo com a empresa, vale à pena considerar os serviços atuais e as melhorias com o Cloud computing “Backup na nuvem“. Para isso, basta contratar profissionais que avaliem as atividades do local e apresentem as possibilidades.

Automação de serviços

Muitos trabalhos manuais podem ser automatizados a partir de plataformas ou softwares de apoio, como envio de e-mails, análise de informações, cruzamento de dados, verificação de segurança e uma série de atividades que, ao serem automatizadas, direcionam o trabalhador para outros serviços, aprimorando seus trabalhos e economizando tempo em tarefas

Chatbot

Redução de custo em TI: Saiba se sua empresa está gastando mais do que precisaO chatbot é um tipo de atendimento ao cliente, automatizado e elaborado a partir de Inteligência Artificial – I.A. Com ele, é possível integrar assistentes virtuais em sites, páginas no Facebook, Messenger e plataformas compatíveis, com perspectiva de atingir demais redes sociais no decorrer dos anos.

Com o chatbot, as “cold calls” são evitadas e, já que o atendimento é a partir da I.A., não é necessário possuir grande quantidade de funcionários para atendimento, direcionando a equipe para serviços mais específicos.

Assim, vale o esforço para avaliar qual possibilidade é mais vantajosa dentro da empresa e quais os gastos em cada uma das opções.

Avalie o trabalho da equipe

Um último ponto é avaliar a equipe em si, verificando o rendimento dos funcionários e as atividades. Caso os colabores estejam desmotivados, é possível que o rendimento seja menor e que os trabalhos não abranjam determinadas atividades dentro da TI, exigindo contratações externas.

Para melhorar esse ponto, é possível oferecer treinamentos internos e externos, pensar em planejamentos que integrem os funcionários e estratégias participativas, como trabalho entre equipes e reuniões recorrentes para apresentar resultados.

O que achou das informações sobre redução de custo em TI? Comente conosco suas impressões e entre em contato para saber mais!

Posted in Blog and tagged , , , .