Manutenção preventiva

Porque fazer Manutenção Preventiva?

Manutenção de computadores

Nos dias atuais, não conseguimos mais ficar sem um computador em casa ou em um escritório, não é verdade? Pois, por meio dele podemos fazer inúmeras atividades.

Inclusive, devido a facilidade que proporciona no dia a dia, acabamos ficando dependentes do computador.

Mas, você sabia que é necessário fazer uma manutenção preventiva no computador pelo menos uma vez ao ano?

 

Manutenção Preventiva – O que é

A manutenção preventiva nada mais é que desmontar o computador, realizar a limpeza geral, isto é, das placas e todos os itens existentes no gabinete, assim como também checar os componentes e os contatos.

A poeira é uma das principais causas de danificação dos componentes, já que oxida os contatos, podendo fazer com que o computador pare de funcionar ou até mesmo, dar mal contato, assim como também, interfere na manutenção da temperatura no gabinete.

Na manutenção preventiva também é realizado o upgrade do computador.  Inclusive, neste momento, o especialista faz a análise da configuração existente na máquina e caso, entenda necessário, irá propor ao proprietário as atualizações devidas.

É muito comum na análise do computador, entender a necessidade de aumentar a quantidade de memória ou até mesmo a troca do disco rígido, justamente para que haja o melhor desempenho do equipamento.

Manutenção Preventiva – Motivos para fazer

O principal motivo para a realização da manutenção preventiva é justamente para proporcionar uma maior vida útil ao computador, assim como também o seu funcionamento.

Ao realizar a manutenção preventiva, você estará evitando problemas como queima de disco rígido, processador, memória, entre outros.

Como o nome já diz, a manutenção preventiva deve ser feita independentemente de apresentar defeitos ou problemas.

É preferível fazer a manutenção do seu computador que ser surpreendido com a queima de uma peça e ter que gastar com a compra do item queimado e mais a mão de obra.

Inclusive, computadores que ficaram muito tempo sem ser ligados, também precisam fazer uma manutenção preventiva, já que o longo período de desligamento, pode causar danos aos componentes da máquina.

Mas, você deve estar se perguntando: Como é realizada a manutenção da máquina?  Pois bem, não se trata somente de retirar as poeiras, partículas levadas pela ventoinha, mas limpar cada item com substâncias adequadas.

Portanto, não deixe de fazer a manutenção preventiva, pois caso contrário, gastará muito mais, podendo inclusive, ter que comprar outro computador, por motivo de não haver conserto.

Resultados da Manutenção Preventiva

Após realizar a manutenção preventiva, o proprietário do computador terá os seguintes resultados:

  • O computador ficará mais rápido, com isso, o computador que antes estava lento e a todo instante precisava ser reiniciado, voltará a funcionar perfeitamente;
  • Haverá a refrigeração do gabinete normalmente, já que todas as poeiras existentes nos componentes e contatos foram retiradas;
  • Ao abrir o gabinete constatará a inexistência de quaisquer partículas ou fuligem que foram levadas pelas ventoinhas;
  • É reduzida a possibilidade de haver a queima do processador, já que terá evitado o ressecamento da pasta térmica;
  • Há a redução do roubo de dados ou risco de perdas por utilização de programas não seguros ou até mesmo vírus, spyware ou malware

Manutenção Preventiva – Não é para curiosos

A manutenção preventiva deve ser feita por profissional apto a exercer esta atividade.

Além do mais, com a constante modernização dos computadores, sempre há novidades em peças e acessórios e com isso, somente um profissional será capaz de realmente realizar a manutenção preventiva da máquina.

Portanto, não deixe curiosos mexerem em seu gabinete, pois caso contrário, poderá ter sérios problemas.

Deste modo, a manutenção preventiva tanto da máquina física quanto do sistema é essencial para que haja o bom funcionamento do computador.

Então, não deixe de se programar para levar o seu computador para realizar a manutenção preventiva.  Como dito anteriormente, não é necessário estar sempre levando o computador para a revisão, basta uma única manutenção ao ano.

Sem sombras de dúvida, será um excelente investimento, fazer a manutenção preventiva do que ter a ingrata surpresa de que houve a perda total do computador ou até mesmo, dependendo dos componentes existentes na máquina, não ter como fazer reposição de peças, pelo fato da mesma não existir, entre outros.

Portanto, agende já a sua manutenção preventiva e evite dores de cabeça!
Acesse nosso site  Simples Solução e confira mais novidades exclusivas!

 

 

Posted in Blog and tagged , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta