Eficácia Da sua empresa: Planejamento de TI

Planejamento de TI: Eficácia Da sua Empresa

Você costuma identificar as oportunidades de ganho para seu negócio?

Quais são as metas que vão fazer a sua empresa atingir seus objetivos? 

Para ser realmente eficiente, deve fazer um planejamento de TI para cada setor da sua empresa.

O Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação – PETI tem o intuito de criar uma estratégia de negócio alinhada com os objetivos e planejamento da sua empresa com a estratégia de planejamento de TI.

Com o Planejamento de TI você pode ter:

 

  • Investimento conforme as suas necessidades… nada mais nada menos
  • Sistemas de informação organizados e gerenciáveis
  • Maior flexibilidade para evolução da sua empresa

 

Os dados apontam

 

Cerca de mais de 31% dos CIOS têm o desejo de expandir digitalmente a empresa, sendo que temos profissionais eficazes em transformar a sua empresa digitalmente. 

Mais da metade dos empresários usam os dados para aumentar a experiência do usuário. 

Você já deve ter cometido o erro de atuar e conduzir a sua empresa sem nenhum planejamento adequado, certo? Cada setor deve trabalhar em conjunto para otimizar a sua empresa. 

 

Os desafios da sua empresa

 

Acelerar os processos, afinal, temos pouco tempo para cuidar de tudo. De fato, é preciso equilibrar as necessidades de TI com os objetivos da empresa. Adicione recursos!

Qual é a solução?

Tarefas manuais automatizadas. Isso aumenta a produtividade e a fluidez dos processos da sua empresa. É preciso ter dinâmica na organização para poder visualizar todos os recursos e os dados para a tomada de decisão. 

Geralmente, elas são a longo prazo e são mais amplas, ajudam a criar um roteiro otimizado. 

Mas para ir de cara no gol, veja como é um planejamento de ti adequado.

LGPD O QUE É? Saiba como adequar a sua empresa

Planejamento de TI : Como criar um

Para se ter sucesso, as decisões de investimentos devem ser totalmente estratégicas. Facilitar a análise desses dados depende de um planejamento de ti eficiente, afinal, o departamento de ti é um dos mais importantes da sua empresa. 

 

Para criar o seu, responda essas perguntas:

 

Qual o ambiente interno e externo de TI?

 

Qual o estado atual da sua empresa? Essa é a pergunta que deve ser compreendida. Ao saber o seu estado atual, você vai poder descobrir quais os pontos negativos da sua empresa. 

Inclusive, deve pensar nos motivadores que vão fazer você investir e trazer resultados. Além disso, pensar se os setores estão alinhados com a tecnologia, se possui bom armazenamento de dados e obter uma imagem do que acontece para análise. 

 

Quais objetivos do seu planejamento de Ti?

 

Onde você quer que a sua empresa chegue e como vai conseguir? Pode ser que nem precise de tanto esforço. Apenas um simples treinamento, adequação ou pequenas adaptações podem conduzir a sua empresa ao caminho do sucesso.

Envolva as pessoas interessadas, revise e crie ao analisar dados do mercado, identifique problemas, pontos fortes e fracos. 

 

Existem ferramentas que podem te ajudar a priorizar seus objetivos. Você apenas precisa medir o impacto!

 

Mapeou as soluções disponíveis?

 

Depois de tudo isso já deve saber o que realmente implementar. Desenvolva um plano para isso. Como você vai atingir seus objetivos com sucesso? 

As suas ações e etapas devem ser detalhadas para entendermos os processos e poder mensurar os resultados. Deixe essa ideia e mania de resolver problemas quando as coais apertarem. Afinal, prevenir é o melhor remédio.

Planeje o plano de execução e parta para ação

Dependendo da capacidade da sua empresa, o planejamento de TI trás melhorias e suporte aos procedimentos que envolvem as áreas.

Faça ajustes necessários e monitore constantemente. Inclusive, você pode ter uma parceira que vai te ajudar nisso: 

Especialização

A ideia de ter uma equipe especializada é garantir que as necessidades da sua empresa sejam garantidas. O resultado é ter impacto em todas as operações da sua empresa. A área de TI precisa resolver as suas urgências com agilidade e contribuir com a organização.

Isto é, o intuito é gerenciar os serviços de TI em prol de resolver qualquer situação, afinal, o TI precisa de constante atualização e o melhor tratamento perante a empresa.

Segurança da Informação: Onde está o maior risco da sua empresa?

A documentação

O ambiente de TI precisa de uma documentação completa dos equipamentos, sistemas, serviços e acessos. A estrutura de TI da sua empresa é primordial apra fazer as coias andarem.

 

Os relatórios

Você tambéḿ precisa acompanhar de perto todos os relatórios, identificar pontos, pedir a produtividade da equipe e visualizar as atividades mais demoras e seus processos.

A tecnologia e a cloud estão  presentes e são a garantia de que tudo está funcionando perfeitamente, afinal, as falhas podem causar danos irreversíveis a empresa e a operação pode ser impactada em diversos setores.

Ao contratar uma empresa terceirizada para gerenciar os serviços de TI no planejamento facilita a gestão da empresa por ter um setor apenas para resolver e direcionar o negócio.

 

PLANEJAMENTO DE TI ANUAL

A área de TI pode e deve desempenhar um papel cada vez mais estratégico dentro das empresas, principalmente com o aumento do uso da cloud no dia a dia. Ao contar com uma parceira desde o início no seu planejamento de TI para 2020, ela irá desenhar um plano de ação para todo o ano.

Este planejamento de TI para 2020 irá incluir ações a curto, médio e longo prazo, pensando em como otimizar o dia a dia de toda a organização.

Mais do que apenas prestar serviços e resolver problemas quando acionada, a contratação de uma terceira para gerir o seu departamento de TI agregará uma visão mais ampla do que pode ser feito para que esse setor seja estratégico durante todo o ano.

A ideia é reduzir os custos!

SOLUÇÕES DA SIMPLES SOLUÇÃO PARA LGPD

É importante que se realize, inicialmente, um diagnóstico da TI da empresa. Dessa forma, terá acesso a relatórios de análises de riscos e de impactos das novas exigências.

Com esse diagnóstico é possível verificar os pontos de melhorias que precisam ser feitos para que a sua empresa se adeque a nova lei LGPD.

O investimento em sistemas que identifiquem riscos e façam a gestão das informações é necessário. Assim, sua empresa garante mais segurança no armazenamento, controle e transferência de dados.

Por isso, o ideal é buscar um parceiro com credibilidade no mercado como a Penso Tecnologia para auxiliar na adequação da LGPD.

Por: Simples Solução TI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Pastor Martin Luther King Jr. 126
Sala 923 – Office 2000 – Shopping Nova América
Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21) 3529-7993
E-mail: contato@simplessolucao.com.br

Receba Nossa NewsLetter