Spam

O que é SPAM?

Você sabe o que é SPAM?

Se você tem caixa de e-mail, provavelmente, já deve ter recebido um SPAM.

O SPAM nada mais é que aquelas terríveis mensagens indesejadas que recebemos por e-mail, blogs e redes sociais.

É algo tão comum que raramente encontramos alguém que não tenha recebido este tipo de mensagem, porém é possível reduzir o recebimento destas.

SPAM – O que é

É uma mensagem eletrônica que recebemos, sem ter sequer solicitado.

Na grande maioria das vezes, tem cunho comercial, com o objetivo de fazer com que a pessoa compre determinado serviço ou produto.

Há também aquele SPAM que tem como finalidade espalhar boatos, malwares, difamação, golpes, entre outros.

Normalmente, o SPAM é enviado por diversas pessoas ao mesmo tempo e por isso, uma grande quantidade de usuários de e-mails recebem a mesma mensagem em curto período de tempo.

 

 

SPAM – O que pode ocasionar

 

O grande problema do SPAM é justamente o fato de receber diariamente inúmeras mensagens que a pessoa não tem qualquer interesse, enchendo assim a caixa de mensagem.

Além disso, muitas vezes a pessoa pode estar esperando um e-mail importante e quando recebe a notificação no celular, informando que chegou um e-mail, acaba vendo que é um SPAM, ou seja, fez com que a pessoa perdesse tempo em vão.

Estas mensagens incômodas também atrapalham as empresas já que são obrigadas a arcar mais com o tráfego de dados, ferramentas de segurança, suporte ao usuário e armazenamento de informações, pois a quantidade de SPAM diário é imensa.

Pode parecer besteira, mas uma pessoa física que utiliza a internet por meio de uma rede 3G ou 4G, ao abrir inúmeros SPAMs acaba tendo, mesmo que pequeno, um impacto no tráfego de dados do seu plano.

Outro grande problema é que os SPAMs podem vir com anexos ou links que podem direcionar o leitor para sites falsos ou para malwares.

Inclusive, se a sua máquina for contaminada, poderá enviar inúmeros SPAMs sem saber.

 

O que pode ser feito para evitar SPAM

As empresas para poder lidar com estas mensagens indesejadas acabam tendo que investir muito em filtros e até mesmo mecanismos com a finalidade de barras o SPAM.

Porém, estas ferramentas não garantem 100% de eficiência, mas mesmo assim, auxilia muito.

O problema é que ao receber uma mensagem que não seja SPAM, o filtro pode classifica-la de forma equivocada e com isso, irá direito para a caixa de SPAM.

Desta forma, será necessário constantemente verificar esta caixa, para se for o caso, fazer o resgate das mensagens que não são SPAM.

De todo modo, existem dicas que são essenciais para não ficar recebendo estas terríveis mensagens, sendo algumas delas:

  • Não faça divulgação do seu e-mail

Evite informar seu e-mail em sites que possam ser visualizados abertamente, como por exemplo redes sociais e blogs, pois existem os chamados spammers que possuem a finalidade de capturar endereços de e-mails nas páginas eletrônicas. Portanto, se tiver que informar o seu e-mail, faça de forma privada.

  • Não faça cadastro em qualquer site

Infelizmente, quando fazemos nosso cadastramento para receber newsletter, o nosso e-mail pode ser publicado indevidamente ou até mesmo, disponibilizado para terceiros.

  • Ao identificar que a mensagem é um SPAM, marque-a

Se ao receber uma mensagem, constatou que se tratava de SPAM, não a exclua, a classifique como SPAM, desta forma, toda vez que receber mensagens enviadas por este e-mail, haverá o direcionamento para a caixa de SPAM.

Muitas vezes de forma imediata é possível constatar que se trata de um SPAM, já que este nada mais é que uma mensagem não esperada e indesejada, mas normalmente, o SPAM são mensagens com propagandas apelativas, assim como oferta de produtos milagrosos.

Quando se trata de uma propaganda apelativa, o título apresenta nitidamente a intenção ou simplesmente, para que a pessoa abra o e-mail, colocam um título estranho e como muitos são curiosos, caem na armadilha e acabam desperdiçando tempo lendo o e-mail até o final.

Infelizmente, o SPAM é uma prática muito comum na internet e que ainda existe, pois traz resultados positivos para aqueles que emitem.

De todo modo, é preciso estar sempre bem informado sobre como evitar o recebimento destas mensagens que atrapalham muito o dia a dia de uma empresa, empreendedor individual ou até mesmo uma pessoa física.

Gostou das informações ? Acesse nosso site  Simples Solução e veja como podemos te ajudar!

Posted in Blog and tagged , , , , .