O que é manutenção preventiva em computadores e como ela pode ajudar - Simples Solução

O que é manutenção preventiva em computadores e como ela pode ajudar

ti e gastos artigo
Redução de custo em TI: Saiba se sua empresa está gastando mais do que precisa
2 de Janeiro, 2018
infraestrutura rede artigo 2
O que é infraestrutura de rede e como ela pode ajudar seu negócio
17 de Janeiro, 2018

O que é manutenção preventiva em computadores e como ela pode ajudar

manutecao preventiva como pode ajudar artigo

Os tipos de manutenção são direcionados para o bom funcionamento de produtos, além de aumentar a durabilidade e performance de cada item. No caso de computadores, a manutenção é muito requisitada por se tratar de um equipamento com uso rotineiro, direcionado tanto para atividades profissionais quanto pessoais. Saiba a importância da manutenção preventiva em computadores.

Com isso, além da manutenção corretiva, a manutenção preventiva em computadores tornou-se um serviço extremamente necessário para evitar problemas como: paralisação de atividades, diminuição no ritmo de trabalho ou mesmo perda de informações importantes.

Assim, empresas especialistas passaram a investir nas atividades preventivas em conjunto com as necessidades do cliente, garantindo ótimo desempenho do maquinário em seu tempo de vida-útil.

Para entender um pouco mais, confira algumas informações sobre a manutenção preventiva em computadores e seus benefícios!

O que é a manutenção preventiva em computadores?

A manutenção preventiva em computadores é feita para evitar erros em equipamentos, ou seja, é realizada antes do item mostrar o problema de forma inquestionável e precisar de reparos.

Com o serviço preventivo, é possível identificar falhas nos itens eletrônicos, componentes e no funcionamento de hardwares e softwares antes de se agravarem, evitando:

  • Paralisação de atividades internas e externas;
  • Investimentos em novos equipamentos que poderiam ser evitados;
  • Gastos com mão-de-obra profissional para a recuperação do produto;
  • Perda de tempo caso o aparelho precise ser atualizado ou passar por etapas de correção.

Todos esses problemas, se identificados com a manutenção preventiva, demandam menor atenção e gastos da empresa.

Como a manutenção é feita?

Para uma manutenção preventiva em computadores eficiente, o profissional deve partir de algumas etapas, como:

  • Análise externa e interna do equipamento, verificando se a estrutura está em ordem e os componentes em pleno funcionamento;
  • Contagem das peças e teste em cada uma para assegurar a compatibilidade entre os itens;
  • Verificação do funcionamento do produto em geral, identificando sua velocidade, refrigeração e processamento;
  • Possível limpeza das peças e atualização dos softwares e hardwares dependendo do plano de manutenção preventiva;
  • Direcionamento para a correção caso haja erros comprovados.

Esse processo deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano, porém, empresas especializadas podem formalizar contratos mensais, bimestrais ou semestrais, ajudando a manter os equipamentos em ordem.

Além disso, cada cliente depende de um tipo de processo, considerando a quantidade de produtos analisados, a área de TI e a rotina de trabalho.

Há vantagens com a manutenção preventiva?

manutenção preventiva em computadores pode ser a solução dos seus problemas em TIA partir da manutenção preventiva, além de evitar paralisações bruscas dos equipamentos e investimentos na reestruturação, há diferenciais consequentes dos trabalhos de prevenção, como exemplo de:

Durabilidade

A durabilidade do equipamento é ampliada a partir da limpeza das peças e testes nos computadores, que podem indicar se há atualizações ou reparos necessários para manter o desempenho do produto.

Assim, o tempo de vida das peças e do componente em si pode ser prolongado a partir dos serviços de apoio, que garantem total integridade física e funcionamento do sistema.

Segurança

A manutenção preventiva em computadores pode abranger tanto a verificação física quanto de seus softwares, hardwares e sistemas operacionais como um todo.

Assim, planos que oferecem apoio para o funcionamento do produto trabalham com:

  • Atualização dos equipamentos;
  • Instalação e atualização de programas de apoio;
  • Verificação do funcionamento de serviços de segurança, como o antivírus.

Além disso, o profissional pode sugerir formas de trabalho ou mesmo programas que ajudem a manter as informações seguras, como o uso do Backup na nuvem.

Performance

Além de aprimorar a segurança, é provável que a manutenção melhore a performance do aparelho ao verificar quais peças podem ser modificadas ou substituídas e se há compatibilidade com o produto em si.

Além disso, com a limpeza é provável que o equipamento torne-se mais rápido, ajudando a manter uma boa rotina de trabalho.

Profissionalismo

Ao contratar uma empresa especialista em manutenção, o profissionalismo na hora de avaliar e manipular o equipamento é uma garantia, evitando que haja necessidade prematura de contratações para correção, reparos ou mesmo retrabalho eminente.

Assim, além de garantir pleno funcionamento e estabilidade nas atividades da empresa, há menores chances de investimentos na correção ou substituição de peças, tornando possível a economia ou direcionamento do valor para outros projetos do negócio.

Para isso, é necessária a escolha por instituições renomadas que adaptem seus planos de serviço para a realidade do cliente, garantindo ótimo custo-benefício e diferenciais ao optar pela manutenção preventiva em computadores.

Os comentários estão fechados.