Entenda como manter seu computador em perfeito funcionamento - Simples Solução

Entenda como manter seu computador em perfeito funcionamento

importancia-manutencao-computadores-artigo
Manutenção em computadores para empresa: entenda a importância e possibilidades
24 de Janeiro, 2018
antivirus escolha artigo
Como escolher o programa antivírus ideal?
20 de Março, 2018

Entenda como manter seu computador em perfeito funcionamento

computador perfeito funcionamento artigo2

Um dos principais problemas para funcionários e empresas é a impossibilidade de realizar um bom trabalho sem os equipamentos de apoio, como conexão online, sistemas digitais e, claro, computadores de mesa, notebooks e aparelhos eletrônicos portáteis, por isso é importante manter seu computador em perfeito funcionamento.

Dentre esses, os computadores merecem maior destaque quando a questão é mantê-lo em perfeito estado, afinal, muitas instituições oferecem o equipamento para a rotina de trabalho, excluindo o dia a dia produtivo caso o produto apresente problemas, incoerências e falhas.

Essas dores de cabeça podem ser evitadas por meio de alguns passos que exigem pouco do profissional e, ainda, geram ótimos resultados, tornando-se fundamentais para manter seu computador em perfeito funcionamento e excluir as chances de prejudicar sua rotina diária. Confira algumas informações e saiba como se prevenir!

  1. Não ignore pedidos de atualização e reparos

Para começar, deixe de lado a mania de ignorar os avisos de programas do computador, principalmente quando há atualizações de plugins, programas de base para o equipamento, correção de incoerências no sistema ou atualização de antivírus.

Essa desatenção pode diminuir o rendimento do computador, desgastar seu processamento pelo funcionamento incompatível e gerar “portas” para ameaçar virtuais. Além disso, se o computador pontua a necessidade de reparos ou mostra avisos frequentes sobre algum erro, pode ser hora de levá-lo na manutenção, evitando perda total ou gastos muito maiores posteriormente.

Além disso, a durabilidade diminui se o computador sobrecarrega, tornando possível a exigência da manutenções prematuras ou aquisições novas antes do tempo.

  1. Instale programas de proteção

Mais uma dica para preservar o bom funcionamento do computador é a instalação de programas e sistemas de proteção, que ajudam a evitar vírus ou ameaças que tentarem invadir documentos, contas de e-mail, acessos pessoais etc.

Para isso, é necessário pesar as possibilidades entre uma instalação gratuita e planos mensais, considerando a abrangência dos serviços e as necessidades do profissional. Para planos empresariais, o ideal é escolher serviços que possam ser usados em mais de um equipamento, e que ofereçam:

  • Exclusão de ameaças virtuais assim que detectadas;
  • Vete o uso de sites considerados perigosos para o computador;
  • Avise quando há senhas e logins fracos que possam ser facilmente quebrados;
  • Bloqueie spams, cookies e formas que possam confundir o usuário.

Esses pontos podem sofrer variações de acordo com o programa escolhido, então a pesquisa prévia deve ser de qualidade e com atenção aos detalhes!

  1. Preserve a estrutura do produto

Outro ponto importante é manter a integridade física do computador, ou seja, preservar tanto o funcionamento correto quanto sua estruturação, evitando que a deterioração seja consequente dos maus cuidados.

Para isso, é necessário seguir as recomendações de uso que acompanham o computador, assim como dicas:

  • Manter a saída de ar livre, evitando que superaqueça;
  • Limpar o teclado, touchpad, botões e tela com produtos indicados;
  • Evitar derrubar líquidos no computador ou manuseá-lo com as mãos sujas;
  • Mantê-lo em lugar seco e arejado, isolando-o da umidade.

Os manuais podem acompanhar o produto ou serem consultados diretamente no site do fornecedor, ajudando a manter as peças e estrutura em ótimo estado e aumentando sua durabilidade.

  1. Realize manutenções necessárias

As manutenções abrangem tanto o momento anterior aos erros mais graves quanto posterior, sendo oferecidas em 3 formas para o cliente. Essas categorias podem ser aderida tanto em empresas quanto para serviços individuais, apresentando as seguintes características para o contratante:

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva parte da análise e teste do equipamento antes que ele apresente erros ou panes. O serviço é realizado periodicamente e pode ser combinado com o contratante, optando por verificações bimestrais, trimestrais ou anuais, para manter seu computador em perfeito funcionamento.

O benefício da manutenção preventiva é o fato das peças serem verificadas antes que o problema ocorra, eliminando surpresas negativas e assegurando o trabalho íntegro e estável dos profissionais.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva também prevê eventuais erros antes que aconteçam, porém, ela parte do tempo limite de atuação das peças, ou seja, de sua “validade” para uso no computador.

Assim, a manutenção preditiva prevê substituições dos componentes assim que atingirem o tempo limite, evitando estragar outros itens ou diminuir a performance do computador, um serviço que permite manter seu computador em perfeito estado.

Manutenção Corretiva

O último tipo de manutenção é a mais comum, direcionada apenas quando o computador já apresenta erros graves. A manutenção corretiva é realizada por profissionais com foco na restauração do equipamento, ou seja, na correção dos erros e recuperação dos componentes, softwares ou parte física do produto.

Ela demanda maior investimento a depender do erro, porém, é realizada de maneira pontual. Assim, cabe ao contratante analisar os prós e contras de manter um contrato de manutenções preventivas e preditiva ou investir no momento posterior ao erro, causando certas dores de cabeça considerando o imprevisto.

Independentemente do tipo de manutenção, todas são formas relevantes de manter seu computador em perfeito funcionamento, assim como as dicas anteriores. Além disso, vale lembrar que em necessidades de suporte e apoio com o equipamento é essencial buscar uma empresa especialista, que ofereça ótimo serviço e boa recuperação ao produto.

Os comentários estão fechados.