Dicas para o seu computador não ficar lento - Simples Solução

Dicas para o seu computador não ficar lento

economizar bateria artigo
Economize bateria do seu notebook
16 de Maio, 2018
antivirus artigo
Os antivírus existentes no mercado
30 de Maio, 2018

Dicas para o seu computador não ficar lento

computador lento artigo

Cuidados para o seu computador não ficar lento

Inúmeros são os motivos para o computador ficar lento, podendo ser pelo excesso de softwares até a inexistência de cuidados com o hardware.

Além disso, outro causador da lentidão no computador é a falta de manutenção e também hábitos ruins que deterioram as condições do sistema, apresentando congelamentos da tela e até mesmo outros danos que comprometem o adequado funcionamento da máquina.

Porém, é possível por meio de simples e rápidas ações fazer com que o computador não fique lento.

Atitudes par ao seu computador não ficar lento

  • Evite instalar inúmeras extensões no navegador

Alguns navegadores existentes no mercado disponibilizam inúmeras extensões que ajudam muito no dia a dia, ou seja, que bloqueiam anúncios, pop-up, firewalls, fazem traduções, entre outros.

Ocorre que ao instalar muitas extensões, estará prejudicando o processamento de dados do seu computador, fazendo com que o acesso à internet fique mais dificultoso, ou seja, as páginas demorem mais a abrir, assim como também a execução dos programas instalados fique muito lentos.

Portanto, nada de instalar inúmeras extensões, somente as extremamente necessárias.

Com isso, você tem duas opções com as extensões já existentes no computador, desativar ou remover.

  • Evite executar vários programas ao mesmo tempo

Pessoas que abrem vários programas ao mesmo tempo, certamente tem problema de computador lento, pois para que haja a execução dos programas é utilizada muita memória RAM, comprometendo que haja o funcionamento adequado, causando assim, congelamentos da tela e até mesmo erros.

Desta forma, caso tenha aberto vários programas e comece a apresentar lentidão, acione o “Gerenciador de Tarefas” no Windows, por meio dos comandos “Ctrl” + “Alt” + “Del” e encerre todos aqueles que não estão sendo usados.

Com isso, o computador terá melhor desempenho nas atividades que desejar fazer.

  • Programa malicioso no computador

Se verificar que durante simples atividades que o computador está lento, pode ser sinal de que haja vírus ou malwares.

Para evitar este tipo de problema, é aconselhado instalar um antivírus.

Porém, se seu computador já tem um antimalwares e um antivírus instalado, faça imediatamente uma varredura para poder eliminar os documentos corrompidos, programas e ameaças.

  • Programas que consomem memória

Muitos computadores que utilizam o sistema operacional Windows ou até mesmo o MacOS, podem apresentar lentidão por causa de aplicativos que automaticamente ficam abertos quando o computador é ligado.

Um dos programas em segundo plano que acabam consumindo muita memória são iTunes, uTorrent, entre outros.

Uma forma de evitar que determinados programas sejam abertos em segundo plano é entrar no gerenciador de tarefas por meio do comando “Ctrl” + “Alt” + “Del”, justamente para poder verificar quais são os programas em atividade e posteriormente, abra estes aplicativos um a um, para poder alterar a configuração e com isso, não mais iniciar de forma instantânea.

  • Não desligar o computador

Quando diversos programas são abertos ou até mesmo quando há o início automáticos de determinados programas, há a consumação de muita memória.

Porém, estes dois não são as únicas formas de consumir memória e fazer com que o computador fique mais lento.

Se você utiliza diversas horas o seu computador para inúmeras atividades e mesmo após utilizar, fecha todos os programas, isso por si só, não é o suficiente.

Portanto, é necessário que haja o desligamento do notebook ou computador, justamente para que a memória RAM seja reiniciada.

Ao desligar o computador e depois de algum tempo ligar, estará contribuindo para que alguns programas, drives e APIs sejam atualizados e consequentemente, melhorando a performance do computador.

  • Computador antigo demais

Se o seu computador tiver mais de cinco anos e não tiver realizado qualquer atualização de hardware, pode ser que seja este o motivo do computador estar lento, já que as condições do sistema podem não estar mais atendendo aos requisitos mínimos dos programas.

E como evitar isso?  Para evitar este problema é preciso aos poucos realizar a renovação dos hardwares, começando pela memória e placa de vídeo.

Porém, se o uso do computador não for para games mais atuais ou programas que exijam alto processamento de informações, basta realizar atualizações de APIs e drives, para não sobrecarrega o computador.

  • Acúmulo de poeira no gabinete

O acúmulo de poeira é uma das causas que mais comprometem a refrigeração do computador e com isso, faz com que haja uma redução no desempenho, devido ao superaquecimento do hardware.

Por isso, é aconselhado estar sempre realizando limpezas nas entradas de ar, seja com aspirador de pó ou com pincel.

Gostou das informações ? Acesse nosso site  Simples Solução e confira mais novidades !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *