Manutenção

Computador – Dicas importantes para durabilidade e desempenho

Nos dias atuais, é muito difícil encontrarmos uma empresa que não utilize um computador.

O computador é um elemento essencial para a realização das tarefas diárias, já que por meio dele tudo fica muito mais ágil e rápido.

Devido a sua grande importância, é necessário ter alguns cuidados, justamente para que seja possível prolongar o tempo de durabilidade deste equipamento tão útil no dia a dia.

Portanto, listamos algumas atitudes primordiais para que você não seja surpreendido e com isso, tenha que adquirir um outro equipamento.

 

Dicas importantes de utilização do computador

  • Temperatura baixa

Todos os equipamentos eletrônicos necessitam em algum momento de eletricidade, seja para mantê-lo ligado ou até mesmo para dar uma carga de energia.

No caso do computador, o usuário tem que tomar cuidado com a temperatura, já que se ultrapassar os limites, poderá comprometer de forma considerável a saúde do PC.

Deste modo, é essencial evitar deixar o computador ou notebook próximo a altas temperaturas.

Além disso, também é necessário verificar a temperatura, ou seja, se o equipamento estiver esquentando demais, há algo errado.

Então, é preciso verificar se o sistema de dissipação do calor e de arrefecimento estão funcionando de forma adequada.

Portanto, veja se as ventoinhas estão funcionando ou se não conseguem refrigerar de forma suficiente a CPU.

 

  • Limpeza do equipamento

É preciso também estar verificando a limpeza do equipamento.

Muitas pessoas acreditam que não é preciso limpar o equipamento por dentro, mas estão equivocados.

Não é necessário retirar cada peça de dentro do computador, porém retirar toda a sujeira existente, pois caso contrário, poderá causar problemas nas peças e até mesmo danificar.

Quando há muita sujeira na ventoinha, por exemplo, pode haver problemas na refrigeração da CPU e com isso, futuramente, a mesma pode queimar.

Portanto, se você não quer desperdiçar dinheiro, então se organize e faça a limpeza programada no seu computador.

 

  • Use softwares de rotina

A limpeza das partes físicas do computador é essencial, mas também não se pode esquecer de fazer a manutenção da parte lógica, ou seja, o software.

Aconselhamos a fazer a chamada limpeza de rotina por meio dos tradicionais limpadores que realizam diversas ações ao mesmo tempo, como limpeza de registro, desfragmentação do disco, varredura contra vírus, entre outros.

No mercado, existem inúmeros tipos de limpadores.  Alguns são pagos e outros gratuitos.

É necessário procurar informações sobre o limpador a ser utilizado, pois há alguns que ao invés de ajudar, acabam prejudicando.

 

  • Escolha melhor os seus programas

Outra dica importante é não baixar qualquer tipo de utilitário para o seu computador.

Então, instale programas que realmente seja necessário para que não fique ocupando espaço no hard disk em vão.

A dica que damos é:  Veja agora mesmo, quais programas estão instalados no seu computador, mas que você raramente usa.  Feito isso, desinstale todos sem dó e piedade.

Depois de realizar a desinstalação, seja mais criterioso para instalar novos programas.  Analise se há realmente a necessidade de ter aquele utilitário instalado em sua máquina.

 

  • Backups

A realização ou não de backups frequentes não tem relação com a durabilidade e desempenho da máquina, porém, é extremamente importante para não haver perda de informações.

Se você não quer correr o risco de perder todos os arquivos importantes que estão no computador, aconselhamos a agendar backups frequentes na máquina.

 

Portanto, agora você já sabe algumas das dicas essenciais para que o seu computador tenha maior durabilidade e desempenho!!!

 

Posted in Blog and tagged , , , , .