Como TI pode reduzir custos na sua empresa - Simples Solução

Como TI pode reduzir custos na sua empresa

proteção virus artigo
Como evitar vírus nos computadores da empresa: 5 dicas indispensáveis
13 de Dezembro, 2017
certificado digital artigo
Certificado Digital: o que é e como funciona?
26 de Dezembro, 2017

Como TI pode reduzir custos na sua empresa

ti e redução de custos artigo

A redução de custos na empresa vai além do corte de gastos, diminuição da equipe ou falta de uso de materiais de apoio e o TI pode reduzir custos dentro da empresa.

TI, por exemplo, pode ser uma grande aliada na hora de investigar quais as melhores estratégias para que os gastos sejam infinitamente menores do que os custos.

Afinal, em um mundo conectado, as inovações estão cada dia mais aprimoradas, as soluções visam benefícios para os clientes e a área de TI equilibra trabalhos operacionais com visão estratégica para o negócio.

Para ajudar a entender um pouco mais, veja algumas possibilidades de como o TI pode reduzir custos na empresa e como aplicá-las!

  1. Automação de processos

A automação de processos ajuda a reduzir tempo com trabalho manual, economiza itens de escritório e, ainda, qualifica o trabalho.

Imagine, por exemplo, que digitalizando documentos a consulta e busca é muito mais rápida, ou que criando planilhas de controle de horas é muito mais fácil preencher no próprio local de trabalho, organizar a rotina do colaborador e acessar os registros.

Alguns exemplos de automação que podem ser implementados com ajuda da TI são:

  • Planejamento de atualizações automáticas de softwares ou mesmo antivírus;
  • Uso de ferramentas de backup para agilizar o processo;
  • Soluções para firewall e correlatos.

Essas automações podem ser elaboradas a partir do próprio setor de TI ou empresas especialistas de TI contratadas.

  1. Aplicação em nuvem

O Cloud computing é o novo “queridinho” para redução de custo na empresa e otimização.

Com o serviço, é possível economizar em todas as atividades citadas anteriormente e, ainda, em possibilidades como:

  • Infraestrutura, considerando que não há necessidade de investir em novos servidores;
  • Trabalho remoto do colaborador, partindo do princípio que ele pode acessar arquivos de outros dispositivos a partir da nuvem;
  • Menos gastos com recuperação de arquivo pela possibilidade de backup na nuvem.

Além disso, o Cloud computing pode ser oferecido em nuvem pública, privada ou híbrida, com planos que podem ser adaptados de acordo com o segmento, tamanho e necessidades de cada empresa.

  1. Monitoramento de atividades

TI pode reduzir custos dentro da empresaO TI pode levantar dados sobre desempenho de equipes, resultados de estratégias externas, equipamentos que demandam muito investimento e rendem pouco, itens que estão sempre precisando de reparos ou mesmo processos que demandam muito tempo quando não são automatizados.

O monitoramento de atividades pela TI pode ajudar a entender quais os principais gastos da empresa e como reduzi-los, garantindo que as mudanças sejam certeiras e oferecem benefícios para a instituição o TI pode reduzir custos desnecessários oferecendo um melhor desempenho e gestão sobre as atividades da sua empresa.

  1. Inovações para o ambiente de trabalho

Investir em inovações é diferente da redução de custos em curto prazo ou por corte de processos, pessoas ou atividades.

Porém, com novas tecnologias é possível modificar alguns trabalhos, implementando soluções que muitas vezes beneficiam a empresa e o trabalhador, como:

Rede Social Corporativa

Com o uso de redes sociais corporativas ou plataformas de comunicação como o Slack, o colaborador não precisa perder tempo indo de mesa em mesa buscando informações, basta mandar mensagem e aguardar a resposta.

Ao mesmo tempo, o profissional que foi solicitado pode se planejar para responder com urgência ou após terminar tarefas importantes, tudo de acordo com a necessidade de ambos.

Gestão de e-mail

Uma boa gestão de e-mail elimina possíveis ligações, reuniões que demandam tempo ou mesmo problemas pela falta de comunicação. Treinar funcionários para que mantenham os e-mails em ordem ou que o utilizem prioritariamente ajuda a manter o expediente produtivo e com maior organização do tempo.

Trabalhos remotos

Os trabalhos remotos abrangem, também, atividades coletivas. Videoconferências podem substituir reuniões presenciais, momentos que podem demandar mais tempo de deslocamento, planejamento e, além disso, prejudicar a rotina de trabalho.

Outra opção é o uso do Google Drive e ferramentas em Cloud para organização de arquivos coletivamente, sem necessidade de estar no mesmo espaço que os outros participantes.

  1. Gestão em TI

TI pode reduzir custos adicionais dentro da empresaUma última dica é optar pelo processo de gestão em TI. Esse serviço geralmente é oferecido por empresas especialistas que acompanham a rotina do contratante, analisam as atividades, detectam os pontos que podem ser melhorados e propõem novas estratégias.

Com a visão externa do profissional em gestão de TI, é provável que a empresa se depare com riscos, erros e detalhes em seus serviços que estão comprometendo o crescimento e lucros da organização, sem ao menos perceber anteriormente.

Assim, investir em um período de gestão em TI pode ser a solução para melhorias na empresa, apontando para o crescimento e otimização de atividades e o TI pode reduzir custos dentro de sua empresa.

Todas essas dicas partem de serviços direta ou indiretamente ligados à área de TI, priorizando a redução de custos, porém, oferecendo outros benefícios para a empresa.

O que achou dessas dicas? Que tal começar a aplicá-las? Comente suas impressões, críticas e elogios conosco!

Os comentários estão fechados.