Certificado Digital: o que é e como funciona? - Simples Solução

Certificado Digital: o que é e como funciona?

ti e redução de custos artigo
Como TI pode reduzir custos na sua empresa
19 de Dezembro, 2017
ti e gastos artigo
Redução de custo em TI: Saiba se sua empresa está gastando mais do que precisa
2 de Janeiro, 2018

Certificado Digital: o que é e como funciona?

certificado digital artigo

Simplificar processos burocráticos, autorizar transações ou mesmo confirmar o recebimento de encomendas. O certificado digital é uma alternativa cada vez mais aderida entre pessoas e empresas, facilitando e gerando maior segurança para esses e outros serviços.

O documento já reconhecido legalmente e obrigatório em alguns setores, oferecendo diferenciais para pessoas e instituições que buscam soluções mais rápidas em processos rotineiros e/ou burocráticos, porém, ainda gera dúvidas para atuais e novos usuários.

Com objetivo de ajudar a entender melhor sobre o certificado digital, separamos algumas respostas para explicar sobre o documento, seus usos e vantagens. Continue lendo e confira essa novidade!

O que é o certificado digital?

Assim como a assinatura física, o certificado digital funciona como um documento oficial e com validade jurídica. Como conceito, é um arquivo eletrônico que serve na confirmação de empresas e pessoas físicas, comprovando a autenticidade em ambientes virtuais.

Com isso, o principal diferencial do certificado digital é o foco no oferecimento de maior segurança em processos digitais, evitando fraudes, invasões em contas e disseminação de informações da empresa.

Há obrigatoriedade no uso do documento?

É recomendável que todos possuam e façam uso do certificado digital tanto para melhor controle e segurança quanto para facilitar o dia a dia. Porém, há obrigatoriedade para instituições que:

  • Emitem Nota Fiscal Eletrônica – NF-e;
  • São inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido.

A obrigatoriedade parte do objetivo de comprovar a autenticidade dos serviços da empresa e aumentar a segurança em meios que podem ser maior foco para atividades ilícitas.

Quais os usos do certificado digital?

Para que ser o certificado digitalPense nas atividades que demandam assinatura ou autorização, seja no decorrer do processo ou na finalização. O certificado digital geralmente é direcionado para esses serviços, variando de acordo com o tipo de certificação e necessidade, afinal, há direcionamento tanto para pessoas e uso cotidiano quanto para instituições em processos específicos.

Porém, de forma geral, o documento pode facilitar:

  • Autorização com assinatura e envio de documentos pela internet;
  • Login e acesso em ambientes seguros;
  • Transações bancárias em nome pessoal ou pela empresa;
  • Envio de declarações pela e da empresa em questão;
  • Assinatura em Nota Fiscal Eletrônica – NFe, Manifestação do Destinatário e conhecimentos de CT-e;
  • Garantias para validade jurídica específica para documentos eletrônicos e meios digitais;
  • Dispensa do reconhecimento de firma a partir do certificado digital.

Todos esses usos substituem a forma de assinatura física e, ainda assim, são reconhecidos em lei. Dessa forma, empresas que precisam ou optam pelo certificado digital passam a seguir normas preestabelecidas e reconhecidas em território nacional.

Há diferentes tipos de certificados?

Há 4 principais documentos que funcionam como certificado digital, todos são divididos de acordo com a categoria, abrangendo:

e-CPF

É realizado com base no CPF original, funcionando como uma identidade digital. Com ele, as atividades que são realizados por meio do CPF podem ser direcionados para o e-CPF.

e-CNPJ

Assim como a categoria anterior, o e-CNPJ funciona como certificado vinculado à empresa, servindo para transmissão de escritura fiscal digital, emissão de Nota Digital Eletrônica e demais necessidades. O e-CNPJ é e deve ser emitido para o representante legal da instituição.

NF-e

Também considerado um tipo de certificado digital, porém, direcionado apenas para a emissão e armazenamento de Notas Fiscais Eletrônicas.

SSL

Direcionado para maior proteção e segurança em troca de informações dos visitantes dentro do site, garantindo que os procedimentos oferecidos sejam 100% assegurados por lei.

Quais os certificados digitais que existemTodos os modelos devem ser verificados em empresas especializadas na emissão de certificados, que ajudam a identificar as melhores documentações para as formas de trabalho e atividades do cliente.

Vale lembrar que, mesmo com diferenças no uso e direcionamento dos certificados, todos colaboram com algumas vantagens próprias do documento, como:

  • Maior praticidade em serviços burocráticos;
  • Simplificação dos serviços;
  • Menor perda de tempo considerando que atividades físicas como reconhecimento em cartório são eliminadas;
  • Adequação às inovações e necessidades do mundo digital.

O certificado digital chegou como uma proposta tanto para pessoas que presam pelas inovações quanto para pequenas, médias e grandes empresas que buscam progredir em todas as suas atividades.

Gostou de saber um pouquinho mais sobre certificado digital? Ainda possui dúvidas ou quer compartilhar sugestões? Comente conosco suas impressões e conheça melhor a nova documentação!

 

Os comentários estão fechados.